quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A FATURA DO REGRESSO ÀS AULAS
ESTUDO DA DECO PROTESTE INDICA ONDE SAI MAIS BARATO COMPRAR O MATERIAL ESCOLAR
De acordo com um estudo efetuado pela Deco Proteste, para as compras de material escolar, o Jumbo surge como o hipermercado mais barato, logo seguido da cadeia Continente, quer a opção seja feita em função das marcas (cabaz 1) quer seja efetuada pelo preço mais baixo (cabaz 2).
O Pingo Doce, embora com menos oferta, surge como terceira cadeia quanto às marcas (cabaz 1), pertencendo esta mesma posição à Staples quando a opção é feita apenas em função do artigo mais barato.
Em termos de cadeias de hiper/supermercados o El Corte Inglés é o mais caro, sendo que as 28 papelarias e outras lojas específicas abrangidas neste estudo, também não conseguem competir ao em termos de preço com as cadeias mais baratas.

Mesmo nas lojas online, apenas no caso da Staples compensa comprar pela Internet os produtos do cabaz 2 (neste caso, segundo a Deco proteste, a poupança é de 7% por comparação com a compra na loja). Nas compras online, quanto maior for o valor da encomenda, menor é o custo a suportar com os portes.
Refira-se que estes são dados da Deco Proteste, tendo os mesmos resultado das visitas efetuadas entre os passados dias 2 e 6 de setembro, a  66 hiper ou supermercados, papelarias e lojas específicas de comércio tradicional em Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal, bem como lojas online. Foram analisados 5280 preços de 80 artigos escolares, nomeadamente lápis, canetas, borrachas, lapiseiras, cadernos, réguas, tesouras, mochilas, etc. 
Fonte: Deco Proteste

Para mais informações consultar revista Deco Proteste e: 


Postado por: Manuel José Sargaço
PETIÇÃO DA DECO PELO FIM DAS COMISSÕES NAS CONTAS À ORDEM
A petição lançada no passado mês de julho pela DECO, visando o fim das comissões cobradas pelos bancos nas contas à ordem, de acordo com esta associação de consumidores, reuniu 91 695 assinaturas.
Trata-se, segundo a associação, de uma cobrança abusiva na medida em que não lhe está associado nenhum serviço e, ainda por cima, penaliza os consumidores com menos recursos.
Para além da recolha de assinaturas, a DECO desafiou ainda os consumidores a enviarem minutas de reclamação quer para os respetivos bancos quer para o Banco de Portugal, enquanto supervisor do setor, tendo sido remetidas minutas para 32 400 cidadãos que as solicitaram.
Tendo superado em quase 88 mil o número necessário de assinaturas para levar uma petição ao Parlamento, a mesma foi entregue neste órgão de soberania no passado dia 17 de setembro.
Agora há que aguardar o resultado do debate pelos vários grupos parlamentares.

Postagem: Manuel José Sargaço