quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rede de Centros Europeus dos Consumidores
Responsabilização dos consumidores: 2013 foi ano recorde
A rede de Centros Europeus dos Consumidores (CEC) deu resposta em 2013 a mais de 80 mil questões dos consumidores da União Europeia (UE), o que representou um acréscimo de 11% relativamente ao ano anterior.  
A rede de CEC é uma rede europeia que se destina ao aconselhamento e apoio gratuitos aos cidadãos da UE sobre questões de consumo transfronteiriças como, por exemplo, viagens ao estrangeiro, compras online, entre outras.
Dos 80 272 contactos efetuados pelos consumidores para a rede europeia de Centros Europeus dos Consumidores, 32 522 referiram-se a reclamações, tendo estas, assim, aumentado 9% relativamente a 2012.
Cerca de um terço das reclamações dizem respeito ao setor dos transportes, principalmente o transporte aéreo (18,3%) e o aluguer de viaturas. A compra de bilhetes para espetáculos desportivos e culturais, equipamentos domésticos e o time-share, também deram origem a muitas queixas por parte dos consumidores europeus. Em cerca de 15% dos casos relatados o problema teve a ver com a não entrega do bem, enquanto 12% indicavam situações de bens defeituosos.
O aumento do número de reclamações reportadas à rede de CEC tem a ver com diversos fatores, nomeadamente: maior consciencialização dos consumidores quanto aos seus direitos, aumento das compras transfronteiriças, o efeito da crise porquanto impele os consumidores a procurar os melhores negócios e os melhores serviços, para além do crescimento da própria rede de Centros Europeus dos Consumidores.
De acordo com a Sra. Neven Mimica, que tem sido a Comissária Europeia responsável pela Política dos Consumidores da UE, “ao ajudarem os consumidores que fazem compras fora das respetivas fronteiras nacionais, os Centros Europeus dos Consumidores dão um importante contributo ao mercado único.
Os resultados obtidos demonstram que o financiamento proveniente do Programa do Consumidor da Comissão, em última análise, beneficia aqueles que mais necessitam, os consumidores e as empresas europeias conceituadas e inovadoras.
A rede de Centros Europeus dos Consumidores abrange 30 países: os 28 membros da UE, a Islândia e a Noruega.
Em Portugal, o Centro Europeu do Consumidor pode ser contactado pelos seguintes meios:

Endereço postal: Praça Duque de Saldanha, 31-1.º  1069-013 Lisboa
Telefone: + 351 21 356 47 50
Fax: + 351 21 356 47 19
Endereço eletrónico: euroconsumo@dg.consumidor.pt
Sítio web: http://cec.consumidor.pt
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Centro-Europeu-do-Consumidor/809425749074485?fref=ts
Twitter: 
https://twitter.com/CEConsumidor   

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Postado por: Manuel José Sargaço

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