Responsabilização
dos consumidores: 2013 foi ano recorde
A rede de Centros Europeus dos Consumidores (CEC) deu
resposta em 2013 a mais de 80 mil questões dos consumidores
da União Europeia (UE), o que representou um acréscimo de 11% relativamente ao
ano anterior.
A
rede de CEC é uma rede europeia que se destina ao aconselhamento e apoio
gratuitos aos cidadãos da UE sobre questões de consumo transfronteiriças como,
por exemplo, viagens ao estrangeiro, compras online, entre outras.
Dos
80 272 contactos efetuados pelos consumidores
para a rede europeia de Centros Europeus dos Consumidores, 32 522 referiram-se
a reclamações, tendo estas, assim, aumentado 9% relativamente a 2012.
Cerca
de um terço das
reclamações dizem respeito ao setor dos transportes, principalmente o
transporte aéreo (18,3%) e o aluguer de viaturas. A compra de bilhetes para
espetáculos desportivos e culturais, equipamentos domésticos e o time-share,
também deram origem a muitas queixas por parte dos consumidores
europeus. Em cerca de 15% dos casos relatados o problema teve a ver com a não
entrega do bem, enquanto 12% indicavam situações de bens defeituosos.
O
aumento do número de reclamações reportadas à
rede de CEC tem a ver com diversos fatores, nomeadamente: maior consciencialização
dos consumidores quanto
aos seus direitos, aumento das
compras transfronteiriças, o efeito da crise porquanto impele os consumidores
a procurar os melhores negócios e os melhores serviços, para além do
crescimento da própria rede de Centros Europeus dos Consumidores.
De
acordo com a Sra. Neven Mimica, que tem sido a Comissária Europeia responsável
pela Política dos Consumidores da UE, “ao
ajudarem os consumidores que fazem compras fora das respetivas fronteiras nacionais, os
Centros Europeus dos Consumidores dão um importante contributo ao mercado único.
Os resultados obtidos demonstram que o
financiamento proveniente do Programa do Consumidor da Comissão, em última análise,
beneficia aqueles que mais necessitam, os consumidores e as empresas europeias conceituadas e inovadoras.”
A rede de Centros Europeus dos Consumidores abrange
30 países: os 28 membros da UE, a Islândia e a Noruega.
Em Portugal, o Centro Europeu do
Consumidor pode ser contactado pelos seguintes meios:
Endereço postal: Praça Duque de Saldanha, 31-1.º 1069-013 Lisboa
Telefone: + 351 21 356 47 50
Fax: + 351 21 356 47 19
Endereço eletrónico: euroconsumo@dg.consumidor.pt
Sítio web: http://cec.consumidor.pt
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Centro-Europeu-do-Consumidor/809425749074485?fref=ts
Twitter: https://twitter.com/CEConsumidor
Telefone: + 351 21 356 47 50
Fax: + 351 21 356 47 19
Endereço eletrónico: euroconsumo@dg.consumidor.pt
Sítio web: http://cec.consumidor.pt
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Centro-Europeu-do-Consumidor/809425749074485?fref=ts
Twitter: https://twitter.com/CEConsumidor
Consultar:
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-162_en.htm
http://europa.eu/youreurope/citizens/index_pt.htm
http://europa.eu/youreurope/citizens/index_pt.htm
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