10.ª EDIÇÃO
A Comissão Europeia divulgou
no passado dia 30 de junho os
resultados do 10.º Painel de Avaliação
dos Mercados de Consumo, estudo que permite ver como funciona o mercado
interno em termos globais e em cada um dos Estados Membros relativamente à aquisição
de produtos e na prestação de serviços a consumidores.
Este painel acompanha o desempenho de 52 mercados de consumo, que
vão desde os veículos usados ao alojamento turístico, sendo classificados pelos
consumidores no âmbito de um inquérito realizado à escala
da União Europeia, com base em 4 indicadores: comparabilidade das ofertas, confiança nas
empresas, problemas e queixas e satisfação com as empresas.
Principais conclusões a nível geral:
Ì O desempenho global do
mercado está a melhorar, existindo entre 2012 e 2013 melhorias ligeiras do desempenho em
todos os mercados e países, confirmando a tendência observada desde 2010.
Ì Os mercados de bens
funcionam consideravelmente melhor do que os dos serviços, ainda que a diferença
esteja a reduzir-se. Em comparação com 2012, alguns dos mercados com os piores
desempenhos, como o dos combustíveis e o dos serviços ferroviários, foram os
que maiores progressos registaram.
Ì Os serviços bancários
continuam a ser o setor mais problemático, com os produtos de investimento e os
empréstimos hipotecários nos últimos lugares da classificação e muito abaixo da
média do setor dos serviços.
Ì Os mercados das telecomunicações
estão abaixo da média, com resultados muito inferiores no que se refere à confiança, à
escolha de fornecedores e à satisfação geral do consumidor, registando a maior
incidência de problemas e queixas de todos os grupos do mercado. Pela
positiva, os indicadores da comparabilidade e da facilidade em mudar de
fornecedor registam valores acima da média e as taxas de mudança são as mais
elevadas para todos os grupos do mercado.
Ì Os serviços públicos,
em especial o fornecimento de eletricidade e gás, também são classificados
abaixo da média pelos consumidores. Embora registem algumas
melhorias, continuam a evidenciar maus resultados quanto à comparabilidade das ofertas, escolha dos
operadores, facilidade de mudar de fornecedor e mudança efetiva.
Ì Os mercados dos
veículos usados e dos combustíveis continuam a registar maus resultados, com classificações
muito abaixo da média.
Principais conclusões sobre Portugal:
² A pontuação geral de Portugal manteve-se
praticamente estável, com uma ligeira queda de 0,2 pontos em
relação a 2012.
² No geral, os três melhores mercados
de produtos
são: livros,
revistas e jornais; pão, cereais, arroz e massas; produtos lácteos.
Os três
piores mercados de produtos são: venda de carros de segunda mão; combustíveis; venda de carros novos.
² Analisados individualmente, as maiores subidas nos resultados
verificam-se nos mercados dos produtos lácteos e nos mercados do pão,
cereais, arroz e massas. Os mercados com maior queda nos desempenhos foram bebidas alcoólicas, produtos de
entretenimento e carros em segunda mão.
² Os mercados de frutas
e legumes e roupa e calçado são os mercados melhor avaliados em
Portugal em
comparação com a média da UE.
² Os três melhores mercados
de serviços são:
serviços de cuidados pessoais, cultura e entretenimento e alojamento
de férias. Ao invés, os três piores mercados de serviços são: crédito hipotecário, serviços
de energia elétrica, crédito e cartões de crédito.
² Por último, os mercados
de televisão por subscrição, crédito e cartões de crédito e crédito
hipotecário mostram as pontuações mais baixas em comparação com os resultados totais
dos outros Estados Membros.
Fonte: Direção-Geral do Consumidor
Os interessados podem consultar:
Postado por: Manuel José Sargaço
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