BALANÇO DE ATIVIDADES DO ANO
Durante o ano de 2013, o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor (SMIC) levou a
efeito um vasto conjunto de iniciativas no âmbito de diversos projetos.
Relativamente aos
projetos pelos quais foi responsável o autor desta postagem, pode referir-se
que, no total, foram realizadas 59 ações (de sensibilização,
formação e dinamização do Jogo do Consumidor), que abrangeram 1453 participantes, distribuídos por cinco projetos, conforme indica o quadro
seguinte:
Quanto aos destinatários, visaram-se diferentes públicos, nomeadamente:
QUADRO
AÇÕES
E PARTICIPANTES POR PROJETO - JAN A DEZ 2013
PROJETO
|
N.º de
Ações
|
N.º
de
Particip.
|
EDUCAÇÃO
FINANCEIRA DOS CONSUMIDORES JOVENS
Sessões de Sensibilização + Jogo do
Consumidor
|
25
|
530
|
OS
JOVENS E O CONSUMO
Sessões de Sensibilização + Jogo do
Consumidor
|
25
|
611
|
GESTÃO
DO ORÇAMENTO FAMILIAR
Sessões de Sensibilização
|
5
|
151
|
OS
CONSUMIDORES E A PREVENÇÃO
Sessões de Sensibilização
|
2
|
99
|
AÇÕES DE FORMAÇÃO
|
2
|
62
|
TOTAL
|
59
|
1453
|
Quanto aos destinatários, visaram-se diferentes públicos, nomeadamente:
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS CONSUMIDORES JOVENS - para técnicos, pais e crianças de 4 e 5 anos, de diversas IPSS do concelho (dos 530 participantes, 175 adultos estiveram presentes nas Sessões de Sensibilização, tendo 355 crianças participado no Jogo do Consumidor).
- OS JOVENS E O CONSUMO - também integrou atividades de dinamização do Jogo do Consumidor e Sessões de Sensibilização, destinou-se aos jovens de diversas faixas etárias e níveis de ensino. Integrou 25 iniciativas, sendo 13 Sessões de Sensibilização em que participaram 344 alunos (do 7.º ao 12.º ano), e 12 ações de dinamização do Jogo do Consumidor para 267 crianças (do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos).
- GESTÃO DO ORÇAMENTO FAMILIAR - destinando-se essencialmente a populações mais carenciadas, procurou contribuir para o aumento da literacia financeira dos consumidores (adultos).
- OS CONSUMIDORES E A PREVENÇÃO - direcionado para a população em geral, e em que foram abordadas as questões subjacentes ao Novo Regime de Proteção de Devedores e as Novas Regras do Arrendamento Urbano.
- AÇÕES DE FORMAÇÃO SOBRE LITERACIA FINANCEIRA - para beneficiários de RSI e técnicos de ação social.
Em termos de balanço,
considera-se como positivo o trabalho desenvolvido, atendendo quer ao número de
ações realizadas e participantes envolvidos, quer às avaliações por
estes efetuadas.
Assim, em termos de Apreciação Geral, no conjunto dos projetos, os resultados dos questionários
indicaram que 56,2% dos participantes avaliaram as iniciativas com Muito Bom,
tendo 39,4% considerado que o nível alcançado foi Bom; apenas 0,2%
efetuaram uma avaliação negativa das iniciativas (nível Insuficiente),
tendo 4,2% assinalado o nível Suficiente (ver Gráfico n.º 1). Quanto às diferentes iniciativas, o Muito
Bom foi igualmente dominante em quase todas, com exceção das Ações de Formação sobre Literacia Financeira, que a maioria dos formandos avaliou com Bom.
Para efeitos de
avaliação, tiveram-se também em conta os aspetos do Conteúdo e do Desempenho do Orador, cada um dos quais analisado segundo diferentes itens (ver Gráficos n.º 2 e n.º 3, que representam a avaliação global dos cinco projetos segundo estes parâmetros).
De um modo geral, verifica-se um grande
equilíbrio entre Bom e Muito Bom em todos os itens da Avaliação do Conteúdo, sendo que o Muito
Bom obteve a primazia nos itens Interesse das matérias e Utilidade pessoal,
respetivamente com 47,9% e 44,7% (Gráfico n.º 2).
No caso da Avaliação do Desempenho do Orador, registou-se um maior desequilíbrio entre Bom e Muito Bom em todos os itens analisados, cabendo a primazia sempre ao nível mais elevado - o Muito Bom oscilou entre 63,6% na Clareza na comunicação e 54,3% quanto à Motivação suscitada (Gráfico n.º 3).
Refira-se mais uma vez
que, este balanço refere-se exclusivamente a atividades realizadas e/ou da responsabilidade do
autor desta postagem.
Postado por: Manuel José Sargaço
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