sexta-feira, 15 de junho de 2012

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

No âmbito da Educação Financeira, o SMIC tem desenvolvido dois projetos:


  • Educação Financeira dos Consumidores Jovens, projeto que comporta duas vertentes, uma para crianças e outra para adultos. Para os  mais novos, o Jogo do Consumidor é dinamizado para grupos de 8 crianças, que constituem duas equipas. O jogo é composto por 50 casas e contempla diversas temáticas, pretendendo-se fomentar e incutir hábitos de reflexão acerca das repercussões dos nossos atos, procurando promover e desenvolver comportamentos cívicos, solidários e responsáveis.                                                                        
Para adultos, pais e professores, no âmbito do referido projeto, realizamos Sessões de Sensibilização em que são abordadas questões como: gerir o orçamento, necessidade de estabelecer metas para os mais novos, conceitos de planeamento e de poupança, ética, adaptação e responsabilidade no uso do dinheiro, ensinar a criança a poupar, atribuição de semanadas/mesadas, etc.  
  •  Gestão do Orçamento Familiar, projeto destinado à população em geral, em que se realizam Sessões de Sensibilização nas quais são abordadas questões como: identificar as componentes do orçamento familiar e as despesas que podem ser reduzidas, aplicar estratégias para poupar e reduzir nas faturas, planear e definir prioridades, como combater as vendas agressivas, conceitos de endividamento e sobreendividamento, que técnicas utilizar para a prevenção do sobreendividamento, etc.           
Gestor dos Projetos
Manuel José Sargaço