quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Saber comer promove qualidade de vida

Saber comer promove qualidade de vida


“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”
Hipócrates
(Grego- 460ac-377ac) – Considerado como o pai da medicina.

Qualquer tipo de máquina precisa de um bom combustível para funcionar e o mesmo acontece com o nosso corpo. Precisamos ingerir alimentos para que as nossas actividades sejam realizadas da melhor forma possível.
Porém como cada máquina tem a sua especificidade de combustível/energia, não é qualquer alimento que consegue manter o bom funcionamento do nosso corpo e por esse motivo precisamos manter uma boa alimentação diária, com diversos nutrientes (compostos químicos, provenientes dos alimentos), que são processados pelo organismo para gerar a energia que permite a Vida.
Quando nos alimentamos mal ou deixamos de ingerir alguma refeição importante durante o dia, a nossa disposição ressente-se, o vigor do nosso corpo também é prejudicado e o nosso rendimento diminui bastante. Com a má alimentação que praticamos podemos não perceber de imediato o mal que nos estamos a fazer, mas, é possível sentir os estragos causados no organismo com o passar do tempo.
Várias doenças são causadas pela má alimentação como a obesidade, os diabetes, o excesso de colesterol, a tensão arterial…, além de outros males físicos e psicológicos que podem ser agravados se mantivermos uma alimentação rica em gorduras, açúcares e sal de uma forma mais continuada no decurso da nossa vida.
A nossa dieta deve ser diversificada para que o nosso organismo receba todos os nutrientes necessários e assim manter uma vida saudável até mesmo na velhice-isto é fundamental porque não existe nenhum alimento que contenha todos os nutrientes necessários para o corpo humano, por isso devemos fazer sempre refeições diversificadas, inovando nos ingredientes e nas combinações dos mesmos para mantermos as refeições saborosas e o mais saudáveis possível.
Os alimentos gordurosos e açucarados não precisam ser banidos completamente da nossa ementa, afinal esses são os alimentos que enchem os nossos olhos.
As sobremesas, o chocolate, os biscoitos e outros alimentos pouco saudáveis podem ser consumidos algumas vezes sem exageros. Se trouxermos esses alimentos prejudiciais ao dia a dia de uma forma prolongada, presumivelmente teremos sérios problemas de saúde no futuro, mas, garantidamente, com uma dieta equilibrada e boa alimentação, sem dúvida que a nossa qualidade de vida irá perdurar no presente e futuro próximo e longínquo.
Para além dos alimentos, é necessário que exista um cuidado redobrado com os líquidos que ingerimos diariamente. A água é o líquido mais saudável que podemos ingerir, e é fundamental para mantermos um bom nível de hidratação do nosso corpo e para manter o nosso metabolismo em bom funcionamento. (continua)

Postado por: Cristina Pires