sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

UNESCO 
Dieta mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade

No passado dia 4 de dezembro, com a dieta mediterrânica, Portugal viu novamente reconhecida a sua inscrição na lista de bens do Património Imaterial e Cultural da Humanidade.

Depois do reconhecimento do Fado em 2011, agora foi a dieta mediterrânica que obteve esta mesma distinção, numa candidatura conjunta de Portugal, Croácia e Chipre, a que também se associaram Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, países que desde novembro de 2010 já tinham os seus nomes e a sua dieta mediterrânica inscritos nos bens patrimoniais da UNESCO.

A dieta mediterrânica corresponde a um estilo de vida transmitido de geração em geração que, além da preparação, confeção e consumo dos alimentos, também abrange festividades, tradições orais e expressões artísticas, assim como técnicas e práticas produtivas, nomeadamente de agricultura e pescas, específicos desta região geográfica.

Depois de analisada a candidatura, no projeto de decisão da UNESCO é referido que “comer em conjunto é a base da identidade cultural e da sobrevivência das comunidades por toda a bacia do Mediterrâneo. É um momento de convívio social e de comunicação, de afirmação e renovação da identidade de uma família, grupo ou comunidade”. 

O sociólogo Jorge Queiroz, que integrou o grupo de organização da candidatura, e responsável pela exposição Dieta Mediterrânica, património cultural milenar, patente até Março no Museu Municipal de Tavira, salientou que “a inscrição na lista do património é um contrato entre a UNESCO e o nosso país, que nos traz novas responsabilidades", ficando estes sete países vinculados ao desígnio de partilhar e alargar esse trabalho a outras regiões da bacia do Mediterrâneo.  

A decisão foi tomada durante a 8.ª Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, realizada em Baku, capital do Azerbeijão, tendo a delegação portuguesa sido chefiada por Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, entidade que liderou esta candidatura.

                                                                                                                                           Fonte: Público
Postado por: Manuel José Sargaço