sexta-feira, 31 de maio de 2013

2013 - ANO EUROPEU DOS CIDADÃOS
 
O Ano Europeu dos Cidadãos, comemorado em 2013, centra-se nos direitos de que todos os dias 500 milhões de indivíduos usufruem na União Europeia (UE), pelo facto de serem cidadãos europeus.
A cidadania da UE não é um conceito vazio, mas sim um estatuto concreto ao qual estão associados determinados direitos. Se os cidadãos europeus estiverem mais bem informados e souberem utilizar melhor os seus direitos, poderão beneficiar mais enquanto indivíduos, o que também trará benefícios para a economia e a sociedade da UE.

Enquanto cidadão europeu, cada um de nós tem:

I    Direito de solicitar à Comissão que proponha nova legislação.
I    Direito de apresentar uma queixa ao provedor de justiça da UE.
I    Direito a beneficiar de proteção em qualquer país situado fora da UE, por parte de uma embaixada ou consulado de outro estado-membro.
I    Direito de circular e de permanecer livremente em todo o território da UE.
I    Direito de petição ao Parlamento Europeu que permite apresentar queixas sobre matérias da competência da UE.
I    Direito de eleger e de ser eleito nas eleições municipais e europeias doutro país da UE no qual se encontre a viver.
I    Direito de se dirigir às instituições e órgãos da UE na língua do seu país e obter uma resposta no mesmo idioma.
I    Direito a estudar noutro estado-membro da UE nas mesmas condições que os nacionais do país em causa.
I    Direito a um reembolso, bem como a uma eventual indemnização, caso tenha problemas numa viagem de comboio ou de avião com origem ou destino num país da UE.
I    Direito ao cartão europeu de seguro de doença, um documento gratuito que garante acesso a cuidados de saúde durante uma estadia temporária num estado-membro da UE nas mesmas condições que os nacionais desse país.

Para mais informações consultar:
 
Postado por: Manuel José Sargaço 

GESTÃO DO ORÇAMENTO FAMILIAR

Sessões de literacia financeira

em Rio de Mouro e Monte Abraão
 
   
Durante o mês de junho, o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor irá realizar  3 sessões de sensibilização no âmbito da literacia financeira, as quais resultam da colaboração estabelecida entre este serviço da Câmara Municipal de Sintra, a Junta de Freguesia de Monte Abraão e o Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro.

Subordinadas ao tema Gestão do Orçamento Familiar, estas iniciativas visam a melhoria das competências de literacia financeira das famílias, de modo a permitir a tomada das melhores decisões.

Conselhos para reduzir as despesas, planear e definir prioridades, a importância da poupança, como e por que se deve fazer o orçamento familiar, educação financeira dos mais novos, o que fazer em caso de sobreendividamento, são alguns dos temas abordados nas sessões, cada uma com cerca de 2 horas de duração.

O calendário das iniciativas é o seguinte:

J    dia 6 de junho, às 10h00, instalações do Projeto Raízes, Rua Pedro Sintra, 6, R/C Dto. - Bairro 1.º de Maio, Monte Abraão;
  
J    dias 18 e 20 de junho, às 20h30, Escola Secundária Leal da Câmara, Avª Pedro Nunes, 1, Rio de Mouro.  


Educando no sentido da poupança e da adoção de hábitos racionais de consumo, pretende-se capacitar as famílias para a adequada planificação das finanças familiares.
  

  Responsável: Manuel José Sargaço