sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Gestão do Orçamento Familiar


  

Sessão de Sensibilização em Casal de Cambra


No próximo dia 16 de Outubro, o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor, em colaboração com o Observatório Social e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra, irá realizar uma sessão de sensibilização no âmbito da educação financeira.
Subordinada ao tema Gestão do Orçamento Familiar, esta iniciativa visa a melhoria das competências de literacia financeira das famílias, de modo a permitir a tomada das melhores decisões. Entre outros aspetos, abordar-se-ão questões tais como: planear e definir prioridades, identificar as componentes do orçamento familiar, aplicar estratégias para poupar e reduzir nas faturas, como combater as compras por impulso e as vendas agressivas, a educação financeira dos filhos, endividamento e sobreendividamento, etc.
Educando no sentido da poupança e da adoção de hábitos racionais de consumo, pretende-se capacitar as famílias para a adequada planificação do orçamento familiar.
Com início às 14h30 e aberta à comunidade, a sessão decorrerá no Auditório da Junta de Freguesia de Casal de Cambra.
 
Responsável: Manuel José Sargaço

Os Seniores e o Consumo
Para os utentes das associações de reformados, pensionistas e idosos de Almoçageme e Mucifal, o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor, em colaboração com a Comissão Social de Freguesia de Colares, levará a efeito em outubro, a realização de diversas ações de sensibilização dos consumidores, em que se abordarão os seguintes temas: direitos dos consumidores, garantias de bens e serviços, serviços públicos essenciais, vendas agressivas e arrendamento.
O envelhecimento, que se pretende ativo e em segurança, também passa pela necessidade de informação dos seniores acerca dos seus direitos enquanto consumidores. Consumidor informado, é consumidor mais protegido.

Com início às 14h30, as sessões decorrerão nos dias 17 e 24 em Mucifal, e nos dias 18 e 25 em Almoçageme, tendo como local as instalações das respetivas associações de reformados.

Responsável: Manuel José Sargaço