segunda-feira, 22 de abril de 2013

EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS CONSUMIDORES JOVENS
                                       4.ª EDIÇÃO  - 2012/2013
           
A 4.ª edição do projeto Educação Financeira dos Consumidores Jovens, iniciativa conjunta do Serviço Municipal de Informação ao Consumidor e da Divisão de Saúde e Ação Social, que se encontra a decorrer desde o final de 2012, está já na etapa final.
Depois da dinamização da fábula A Cigarra e a Formiga e do Jogo do Consumidor, para as crianças de 5 anos nas diversas instituições, e realizadas as Sessões de Sensibilização para as educadoras e os pais dessas crianças, nos meses de março e abril tem sido levada a efeito a atividade Eu Quero! Eu Preciso?, igualmente destinada aos mais pequenos.
Esta edição abrangeu 355 crianças de 12 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), tendo as Sessões de Sensibilização para adultos contado com a presença de 175 indivíduos. No final de cada Sessão de Sensibilização foi aplicado um questionário, sendo objetivo deste aferir a avaliação da sessão segundo os respetivos participantes.
Conforme se pode verificar pelas representações gráficas dos elementos avaliativos recolhidos (Gráficos N.ºs 1, 2 e 3), o balanço pode considerar-se como bastante positivo, tendo 57% dos inquiridos avaliado as sessões com Muito Bom, 41,6% assinalaram o nível Bom e 1,4% o nível Suficiente (Gráfico N.º 1).
Quanto aos Gráficos N.º 2 e N.º 3, são referentes às avaliações do conteúdo das sessões e do desempenho do orador, respetivamente. De acordo com as opiniões registadas, a avaliação global nos diversos itens é bastante favorável, com a maioria das opiniões a incidirem sempre nos níveis Bom e/ou Muito Bom. Merecem especial destaque os itens da avaliação do desempenho do orador, sempre com larga predominância do Muito Bom (Gráfico N.º 3), tendo este mesmo nível também sido dominante nos itens Interesse das matérias e Coerência global, quanto ao conteúdo das sessões (ver Gráfico N.º 2). É de referir que Teresa Henriques e Manuel José Sargaço, foram,  alternadamente, os oradores das sessões.







No final, tal como em anos anteriores, proceder-se-á à exposição dos trabalhos realizados no âmbito deste projeto ao longo do ano letivo, os quais resultaram dos contributos das crianças, pais e educadoras das 12 IPSS envolvidas. A exposição devedecorrer em maio, em local e data a anunciar.
Relembramos que nesta 4.ª edição do projeto participaram as seguintes instituições:
A Creche Sempre em Flor, Centro Social da Sagrada Família de Belas, Centro de Apoio à Criança, Centro de Assistência Social de Belas, Centro de Bem Estar Social de Queluz, Centro Social e Paroquial de S. João das Lampas, Centro Social e Paroquial de S. Marta do Casal de Cambra, Centro Social Quinta da Boa Vista, Infantário do Povo de Massamá, Jardim Escola João de Deus - Albarraque, Jardim de Infância Popular, JI Portela - Santa Casa da Misericórdia de Sintra e Solami - Associação de Solidariedade e Amizade do Casal de Cambra.

Postado por: Manuel José Sargaço