sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vamos Gravar Esta Ideia! 

Campanha de recolha de suportes de informação descartáveis usados
A crescente utilização de computadores e leitores de suportes informáticos conduz ao consumo de elevadas quantidades de consumíveis informáticos, contribuindo para uma elevada produção de resíduos destes produtos, não sendo, no entanto, conhecidos os seus quantitativos.
Os consumíveis informáticos não dispõem, no seu fim de vida, de um circuito de recolha, tratamento e valorização adequados, sendo frequentemente, depositados juntamente com os resíduos indiferenciados.
Ainda que a utilização de alguns suportes de informação descartáveis, como os CD e DVD, tenha vindo a diminuir devido à sua substituição por tecnologias mais modernas de armazenamento de informação, importa conceder-lhes um destino adequado, começando-se por proceder à recolha dos resíduos que se encontrem na posse de cidadãos e entidades públicas e privadas.
Deste modo, foi planeada a campanha “Vamos Gravar Esta Ideia!” de recolha de suportes informáticos de informação, a desenvolver no âmbito de uma parceria estabelecida com diversas entidades que mostraram disponibilidade em colaborar no âmbito das suas atividades, e que visa oferecer uma resposta a curto prazo na recolha destes suportes informáticos usados, com vista ao seu encaminhamento para reciclagem.

A campanha de recolha tem um âmbito de aplicação delimitado, designadamente:
·        Resíduos: suportes de informação descartáveis usados (CD - compact disk; CD-R - recordable; CD-RW - rewritable; DVD - digital versatile disc; Blu-Ray)
·      Horizonte temporal: 6 meses, a contar da data da disponibilização do regulamento da campanha (30 de abril de 2014). Se se verificar a necessidade de prorrogar a duração da campanha, será publicada uma adenda ao Regulamento.
·        Âmbito territorial: nacional (Portugal Continental)
As entidades interessadas deverão estabelecer protocolos com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., enquanto autoridade nacional de resíduos, e a Quercus, enquanto entidade promotora do projeto.
Os recipientes para a recolha dos suportes de informação usados apresentam um dístico identificador da Campanha. Apenas são considerados os suportes descartáveis usados recolhidos em recipientes devidamente identificados com o dístico da campanha “Vamos Gravar Esta Ideia!”.
O destino final para efeitos de valorização é assegurado por operadores de gestão de resíduos devidamente licenciados.
Os pontos de recolha serão divulgados no Portal da Agência Portuguesa do Ambiente.
Para mais informações consultar:
Portaria n.º 75/2014, de 21 de março, que aprova a Campanha “Vamos Gravar esta Ideia!”

Postado por: Manuel José Sargaço

ATENÇÃO!!!

ALERTA DA DIREÇÃO-GERAL DO CONSUMIDOR

CONCURSOS TELEVISIVOS: “Ligue 760 … …”
A Direção-Geral do Consumidor tem por missão contribuir para a elaboração, definição e execução da política de defesa do consumidor com o objetivo de assegurar um nível elevado de proteção. 

Compete-lhe, assim, promover e realizar ações de informação, de educação e de formação dos consumidores.

A Direção-Geral do Consumidor tem conhecimento de que, nos últimos tempos, os canais de televisão generalistas (RTP 1, SIC e TVI) promovem diversos concursos televisivos inseridos em programas, que se traduzem no convite aos telespectadores para participarem através de contacto telefónico para um número iniciado por 760 … …, ficando assim inscritos ou habilitados, através de sorteio, para ganharem prémios de determinado valor em dinheiro.

A Direção-Geral do Consumidor informa:

·  Os regulamentos destes concursos são autorizados e encontram-se disponíveis nos sítios de Internet dos respetivos canais de televisão, devendo os consumidores, antes de qualquer participação, consultar as regras constantes desses regulamentos

· De acordo com os Regulamentos dos concursos televisivos analisados, os prémios anunciados em dinheiro correspondem, em muitos casos, à atribuição de cartões de pagamento a utilizar, num determinado período de tempo, até ao valor do prémio atribuído em compras a realizar em determinados estabelecimentos comerciais;

·  O preço da chamada para o número 760 … …, anunciado nos programas não traduz o preço total a pagar pelo consumidor, uma vez que, em regra, anuncia “0,60 € + IVA”.


Considerando que muitos dos consumidores que assistem a estes programas não têm acesso às novas tecnologias - o que os impede de conhecerem as regras aplicáveis - a Direção-Geral do Consumidor chama a atenção para o custo efetivo deste tipo de chamadas e para a circunstância de, em muitos casos, o valor do prémio anunciado em dinheiro ser entregue através de um cartão sujeito a condições de utilização.

Fonte: Direção-Geral do Consumidor

Postado por: Manuel José Sargaço

INÍCIO DO VOLUNTARIADO NAS PRAIAS DE SINTRA

A Câmara Municipal de Sintra promove o “Voluntariado Sintra Jovem”, um projeto que oferece aos jovens munícipes, dos 15 aos 21 anos, a oportunidade de ocupar os tempos livres através de atividades de vigilância e limpeza das praias.


Este projeto realiza-se durante toda a época balnear em turnos de um mês nos períodos da manhã ou da tarde, em cinco praias do concelho, Grande, Maçãs, Adraga, Magoito e São Julião

Os jovens terão como tarefas a prevenção e deteção de situações e comportamentos de risco, alertar as entidades competentes na ocorrência de situações de risco, sensibilizar e incentivar a população para a adoção de boas práticas para a manutenção da limpeza e segurança.

Os jovens que participam neste projeto têm direito a uma bolsa diária (para transportes e alimentação), seguro de acidentes pessoais e todo o equipamento necessário.

Os voluntários só poderão inscrever-se num turno e serão selecionados de acordo com as vagas para a praia escolhida, a participação numa ação de formação de caráter eliminatório e entrevista de seleção. Será dada prioridade aos jovens inscritos no Banco de Voluntariado de Sintra.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para ddju.juventude@cm-sintra.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para o fax 21 923 6141.

Datas dos Turnos:                                          Data de Inscrições:
  • 15 de junho a 14 de julho                       De 1 a 4 de junho
  • 15 de julho a 13 de agosto
  • 14 de agosto a 12 de setembro

         Fonte: Câmara Municipal de Sintra

Ficha de inscrição disponível em:
http://www.cm-sintra.pt/inicio-do-voluntariado-nas-praias-de-sintra

Postado por: Manuel José Sargaço