sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vamos Gravar Esta Ideia! 

Campanha de recolha de suportes de informação descartáveis usados
A crescente utilização de computadores e leitores de suportes informáticos conduz ao consumo de elevadas quantidades de consumíveis informáticos, contribuindo para uma elevada produção de resíduos destes produtos, não sendo, no entanto, conhecidos os seus quantitativos.
Os consumíveis informáticos não dispõem, no seu fim de vida, de um circuito de recolha, tratamento e valorização adequados, sendo frequentemente, depositados juntamente com os resíduos indiferenciados.
Ainda que a utilização de alguns suportes de informação descartáveis, como os CD e DVD, tenha vindo a diminuir devido à sua substituição por tecnologias mais modernas de armazenamento de informação, importa conceder-lhes um destino adequado, começando-se por proceder à recolha dos resíduos que se encontrem na posse de cidadãos e entidades públicas e privadas.
Deste modo, foi planeada a campanha “Vamos Gravar Esta Ideia!” de recolha de suportes informáticos de informação, a desenvolver no âmbito de uma parceria estabelecida com diversas entidades que mostraram disponibilidade em colaborar no âmbito das suas atividades, e que visa oferecer uma resposta a curto prazo na recolha destes suportes informáticos usados, com vista ao seu encaminhamento para reciclagem.

A campanha de recolha tem um âmbito de aplicação delimitado, designadamente:
·        Resíduos: suportes de informação descartáveis usados (CD - compact disk; CD-R - recordable; CD-RW - rewritable; DVD - digital versatile disc; Blu-Ray)
·      Horizonte temporal: 6 meses, a contar da data da disponibilização do regulamento da campanha (30 de abril de 2014). Se se verificar a necessidade de prorrogar a duração da campanha, será publicada uma adenda ao Regulamento.
·        Âmbito territorial: nacional (Portugal Continental)
As entidades interessadas deverão estabelecer protocolos com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., enquanto autoridade nacional de resíduos, e a Quercus, enquanto entidade promotora do projeto.
Os recipientes para a recolha dos suportes de informação usados apresentam um dístico identificador da Campanha. Apenas são considerados os suportes descartáveis usados recolhidos em recipientes devidamente identificados com o dístico da campanha “Vamos Gravar Esta Ideia!”.
O destino final para efeitos de valorização é assegurado por operadores de gestão de resíduos devidamente licenciados.
Os pontos de recolha serão divulgados no Portal da Agência Portuguesa do Ambiente.
Para mais informações consultar:
Portaria n.º 75/2014, de 21 de março, que aprova a Campanha “Vamos Gravar esta Ideia!”

Postado por: Manuel José Sargaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário