sexta-feira, 7 de março de 2014

DECO PROTESTE
Estudo indica que Pingo Doce tem os supermercados mais baratos

De acordo com o mais recente estudo da Deco Proteste, publicado no final de dezembro, sobre os preços praticados pelas principais cadeias de supermercados do país, o Pingo Doce é o mais barato, tendo ultrapassado o Jumbo, anterior líder.
A Proteste visitou, em meados de outubro, 250 lojas das principais cadeias de grande distribuição, em 64 concelhos do País e 3 lojas online. A metodologia seguida foi a mesma de anteriores estudos desta publicação, tendo sido analisados 32 964 preços, considerando 2 cabazes: um com 85 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas do fabricante mais vendidas e outro cabaz, mais adaptado aos novos hábitos do consumidor, combinando marcas de fabricante com marcas mais económicas.
Quer no cabaz de produtos das marcas do fabricante, quer no cabaz combinado o Pingo Doce ocupa a primeira posição, sendo que, no caso do segundo cabaz, esta liderança também é partilhada com as cadeias Continente Modelo, Intermarché Super e Jumbo.
Quanto aos arquipélagos, enquanto na Madeira o Pingo Doce aparece também como o mais económico, já nos Açores a situação é diferente, nomeadamente nas ilhas de S. Miguel e Terceira, também abrangidas neste estudo, saindo mais em conta os supermercados Colmar e Guarita, respetivamente.
Segundo a Proteste, não há resultados da cadeia E.Leclerc pois esta terá recusado colaborar. Além disso, e de acordo com a publicação, esta cadeia não tem um número suficiente de lojas que permita calcular um índice fiável.
Dentro de alguns meses, certamente haverá novo estudo desta publicação, que confirmará, ou não, o atual panorama.

Para mais informações consultar:

Postado por: Manuel José Sargaço