sexta-feira, 18 de outubro de 2013

1.º aniversário do GLOBAL RECALLS - Portal Internacional sobre Segurança dos Consumidores

Para verificar quais os produtos retirados de circulação a nível mundial.

Amanhã, dia 19 de outubro, celebra-se o 1.º aniversário do GLOBAL RECALLS, portal Internacional que permite às autoridades de todo o mundo partilhar informações sobre produtos não seguros, retirados de circulação.

Este portal mundial de recolha de produtos é um projeto desenvolvido pelos países da União Europeia (UE) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), incluindo Austrália, Canadá e Estados Unidos da América.

Tendo sido apresentado em 19 de outubro de 2012, no âmbito da Semana Internacional da Segurança dos Produtos, o GLOBAL RECALLS permite a cada um de nós, enquanto consumidores, verificar que produtos foram, em todo o mundo, retirados de circulação por razões de segurança.

Para além dos consumidores, também as empresas e as autoridades têm acesso a um notável conjunto de informações sobre os produtos retirados de circulação, resultando de informações veiculadas pelas autoridades da União Europeia (através do RAPEX, o sistema de alerta rápido aplicável aos produtos perigosos não alimentares da UE), Austrália, Canadá e EUA.

Num mercado global alargado, as autoridades dos diversos países pretendem, com este portal, cujos dados estão num formato facilmente pesquisável, contribuir para o reforço da segurança e incremento da consciencialização dos consumidores, aumentando assim a confiança no comércio global.

Para saber que produtos foram retirados de circulação nos diversos países, nomeadamente em Portugal, consulte o GLOBAL RECALLS.

Até ao momento, foram reportadas 4467 situações.

Para mais informações, consulte:
http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-12-791

Postado por: Manuel José Sargaço

Fórum dos Direitos das Crianças e dos Jovens

FORUM DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS

MOSTRA DE FOTOGRAFIAS sobre os TEUS Direitos

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) tem a decorrer uma iniciativa no âmbito da comemoração do 24.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

O Forum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens convida-TE (crianças e jovens) assim a participar numa Mostra de Fotografias sobre os TEUS Direitos.

Para participar basta FOTOGRAFAR e enviar até três fotografias ORIGINAIS QUE, NA TUA PERSPETIVA, REPRESENTEM OS DIREITOS (OU A FALTA DELES), para o seguinte e-mail: olhares.sobre.os.direitos@gmail.com. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

A participação pode ser feita em nome individual ou em grupo (se necessário com a colaboração de algum adulto), respeitando os critérios de participação.
À mediada que vão sendo recebidas, as fotografias serão divulgadas no facebook do "Forum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens", e apresentadas no dia 20 de novembro de 2013,  em sessão pública a divulgar oportunamente.

Estando esta iniciativa a decorrer desde o dia 4 de outubro, os trabalhos poderão ser enviados até ao próximo dia 10 de novembro.

Para descarregar os ficheiros “Convite”, “Critérios de Participação”, “Declaração para publicação das fotos (pais e encarregados de educação)” e “Declaração para publicação das fotos (participantes)” consultar o site do IAC através do link 
http://www.iacrianca.pt/pt/eventos3/539-olhares-sobre-os-direitos-mostra-de-fotografias-sobre-os-teus-direitos-participa

O Forum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens conta contigo E COM AS TUAS FOTOS!

Postado por: Manuel José Sargaço