sexta-feira, 18 de outubro de 2013

1.º aniversário do GLOBAL RECALLS - Portal Internacional sobre Segurança dos Consumidores

Para verificar quais os produtos retirados de circulação a nível mundial.

Amanhã, dia 19 de outubro, celebra-se o 1.º aniversário do GLOBAL RECALLS, portal Internacional que permite às autoridades de todo o mundo partilhar informações sobre produtos não seguros, retirados de circulação.

Este portal mundial de recolha de produtos é um projeto desenvolvido pelos países da União Europeia (UE) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), incluindo Austrália, Canadá e Estados Unidos da América.

Tendo sido apresentado em 19 de outubro de 2012, no âmbito da Semana Internacional da Segurança dos Produtos, o GLOBAL RECALLS permite a cada um de nós, enquanto consumidores, verificar que produtos foram, em todo o mundo, retirados de circulação por razões de segurança.

Para além dos consumidores, também as empresas e as autoridades têm acesso a um notável conjunto de informações sobre os produtos retirados de circulação, resultando de informações veiculadas pelas autoridades da União Europeia (através do RAPEX, o sistema de alerta rápido aplicável aos produtos perigosos não alimentares da UE), Austrália, Canadá e EUA.

Num mercado global alargado, as autoridades dos diversos países pretendem, com este portal, cujos dados estão num formato facilmente pesquisável, contribuir para o reforço da segurança e incremento da consciencialização dos consumidores, aumentando assim a confiança no comércio global.

Para saber que produtos foram retirados de circulação nos diversos países, nomeadamente em Portugal, consulte o GLOBAL RECALLS.

Até ao momento, foram reportadas 4467 situações.

Para mais informações, consulte:
http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-12-791

Postado por: Manuel José Sargaço