quarta-feira, 17 de abril de 2013



Esclarecimento do Banco de Portugal sobre a nova nota de 
5 Euros
Alguns órgãos de comunicação social têm relatado casos de burla relacionados com a entrada em circulação da nova nota de cinco euros. 

A este propósito, o Banco de Portugal esclarece o seguinte:
  1. A nova nota de 5 euros apenas entrará em circulação a partir do dia 2 de maio de 2013, em Portugal e nos restantes países da área do euro.
     
  2. A nova nota de 5 euros será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e dos caixas automáticos.
     
  3. Os cidadãos não precisam de trocar quaisquer notas. As atuais notas de cinco euros nunca perderão o seu valor.
     
  4. A nova nota de 5 euros circulará ao mesmo tempo que a atual nota de 5 euros. Ou seja, os cidadãos poderão utilizar as duas notas de 5 euros.
     
  5. Os cidadãos devem comunicar às autoridades os casos em que alguém se apresente para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária, pois trata-se certamente de uma tentativa de burla.
     
  6. A nova nota de 5 euros faz parte de uma nova série de notas de euro, a série “Europa”. As novas notas de euro serão colocadas em circulação gradualmente, ao longo de vários anos, por ordem crescente de denominação. A data de introdução destas notas ainda não é conhecida.
Para mais informações sobre a nova nota de 5 euros e sobre a segunda série de notas de euro (série “Europa”), os cidadãos poderão consultar o sítio do Banco de Portugal (www.bportugal.pt) e o sítio do BCE criado especialmente para o efeito (http://www.novas-notas-de-euro.eu/).

Lisboa, 15 de março de 2013

Postado por: Sónia Domingos Pedro