terça-feira, 19 de junho de 2012

AÇÕES DE FORMAÇÃO SOBRE LITERACIA FINANCEIRA


O Serviço Municipal de Informação ao Consumidor, em parceria com outras entidades, levou a efeito no passado mês de maio duas ações de formação sobre literacia financeira.
Assim, em colaboração com a Comissão Social de Freguesia de Rio de Mouro, o SMIC participou na formação “Aprender a Ser”, sendo responsável pelo módulo Economia Doméstica que decorreu nos dias 9, 16 e 23 de maio, no Centro Comunitário do Alto do Forte, na Serra das Minas. É de referir que, para além da educação financeira, esta ação de formação visou igualmente outras temáticas, abordadas nos módulos Educação Parental, Higiene e Saúde e Alimentação e Nutrição. Enquanto destinatários, participaram alguns dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção e/ou do Banco Alimentar gerido pelo Centro Comunitário Paroquial de Rio Mouro, em cujas instalações teve lugar esta iniciativa.
Igualmente em maio,  o SMIC colaborou na ação “Gestores e Mentores do Orçamento Familiar”, promovida no âmbito do K’ CIDADE - Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, da Tapada das Mercês (programa da Fundação Aga Khan Portugal). Esta ação de formação foi dirigida à população adulta, com ou sem emprego, apoiada por diversas instituições da Tapada das Mercês, nomeadamente o Centro Comunitário, a Associação Islâmica, entre outras. Neste caso, o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor foi responsável pelo módulo Gestão Financeira, que decorreu nos dias 14, 15 e 17 de maio, nas instalações do K’ CIDADE, na Tapada das Mercês.
Com a participação nestas duas iniciativas, o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor de Sintra, manteve-se assim empenhado na melhoria das competências de literacia financeira das famílias, elemento fundamental para a tomada de decisões  racionais do ponto de vista financeiro.
Entre outros aspetos, abordaram-se questões como: identificar as componentes do orçamento familiar, aplicar estratégias para poupar e reduzir nas faturas, identificar despesas que podem ser reduzidas, como planear e definir prioridades, como combater as vendas agressivas, elaboração do orçamento familiar, educação financeira dos mais novos, etc.
Educando no sentido da poupança e da adoção de hábitos racionais de consumo, pretende-se capacitar as famílias para a adequada planificação do orçamento familiar.
Nas duas ações, os formadores dos módulos de educação financeira foram Teresa Henriques e Manuel José Sargaço, técnicos do SMIC.

Responsável: Manuel José Sargaço

CONCURSO MEALHEIRO DE ATITUDES


    
No âmbito da 3.ª edição do projeto Educação Financeira dos Consumidores Jovens, iniciativa do Serviço Municipal de Informação ao Consumidor e da Divisão de Saúde e Ação Social, realizou-se no passado dia 14 de maio, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero, o concurso Mealheiro de Atitudes, no qual um júri procedeu à escolha dos três melhores trabalhos.
O júri do concurso procedeu à escolha dos três mealheiros, de entre os trabalhos elaborados pelas crianças de 4/5 anos e respetivas educadoras, das 10 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que participaram nesta 3.ª edição do projeto.
Foram atribuídas as três menções honrosas aos trabalhos das seguintes instituições:

v      1ª Menção Honrosa: Centro Social e Paroquial de Mira Sintra

v      2ª Menção Honrosa: A Creche Sempre Em Flor - Infantário de S. Carlos

v      3ª Menção Honrosa: Centro Social e Paroquial de S. João das Lampas
O júri, constituído por três elementos, integrou os Vereadores Pedro Ventura e Paula Simões, respetivamente com os pelouros do Serviço Municipal de Informação ao Consumidor e da Ação Social, Saúde e Habitação, e ainda, mediante sorteio, um Coordenador de uma IPSS que este ano não participou na iniciativa.
A exposição de todos os trabalhos, em que participaram quase três centenas de crianças, decorre desde 14 de maio na Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero e prolonga-se até ao dia 30 de junho nos seguintes horários:
- 2.ª feira - 14h00 / 20h00,
- 3.ª a 6.ª feira - 10h00 / 20h00
- sábado - 14h30 / 20h00



                                                                                 Responsável do projeto: Manuel José Sargaço



EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS CONSUMIDORES JOVENS - PROJETO IPSS


O Serviço Municipal de Informação ao Consumidor, em colaboração com a Divisão de Saúde e Ação Social, realizou ao longo do primeiro semestre diversas atividades no âmbito do projeto Educação Financeira dos Consumidores Jovens, iniciativa que vai já na sua terceira edição. Tal como nas edições de 2009 e 2011, foram abrangidas diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da valência do pré-escolar, que aderiram ao projeto, tendo nele participado as seguintes instituições: 

O Barco do Mimo, Centro de Bem Estar Social de Queluz, Creche e Jardim Infantil O Caracol, Creche Sempre em Flor, Centro Social Paroquial de Mira Sintra, Centro Social Paroquial Santa Marta de Casal de Cambra, Centro Social Paroquial de São João das Lampas, Infantário do Povo de Massamá, Jardim de Infância Popular e SOLAMI – Associação de Solidariedade Social e Amizade de Casal de Cambra.

Em cada uma destas instituições, procurou-se envolver a comunidade educativa através da realização de diversas atividades, sensibilizando os participantes para a importância da educação financeira, procurando as melhores formas de educar as crianças na sua relação com o dinheiro.

Para as crianças dos 4 aos 5 anos, decorreram, em diferentes fases do projeto, as fábulas A Cigarra e a Formiga e A Galinha dos Ovos de Ouro, assim como o Jogo do Consumidor, atividades em que, de forma lúdica, se pretendia incutir nos mais pequenos a apetência por estilos de vida saudáveis, a distinção entre necessidades e vontades, definir prioridades e formas de poupar, etc.

Para as educadoras e para os pais, realizaram-se Sessões de Sensibilização tendo-se abordado questões tais como, valores e ética inerentes à educação financeira, necessidade de negociar/estabelecer objetivos às crianças, momentos e fundamentos da atribuição da semanada ou mesada, ensinar a poupar fomentando o uso do mealheiro, entre outras.

Ao longo do projeto, com as educadoras, as crianças realizaram em sala diversas atividades visando a construção do Mealheiro de Atitudes, com o objetivo de dar aos mais pequenos as primeiras noções de economia, que se traduziram em ideias, atitudes e comportamentos de consumo responsável, como por exemplo, incutir nas crianças hábitos de doação e entreajuda. No mealheiro construído, as crianças foram incentivadas a colocar “valores” e “atitudes”  por elas ilustrados nos seus trabalhos.  

No total, o projeto contou com 489 participantes, que incluíam 280 crianças com 4 e 5 anos, tendo nas Sessões de Sensiblização estado presentes 209 adultos.

 
Responsável do projeto: Manuel José Sargaço