quinta-feira, 6 de março de 2014


Parlamento Europeu aprova redução das emissões de CO2 dos automóveis

As emissões de dióxido de carbono (CO2) dos automóveis novos vendidos na UE deverão ser reduzidas de 130 g/km em 2015 para 95 g/km em 2020, de acordo com as novas regras aprovadas pelo Parlamento Europeu no passado dia 25 de fevereiro. De acordo com os dados da Comissão Europeia, o objetivo de 95 g/km implica reduções de 27% do consumo anual de combustível.
O regulamento, aprovado em plenário por 499 votos a favor, 107 contra e 9 abstenções, fixa um objetivo de 95 g de CO2/km de emissões médias para a frota de automóveis novos matriculados na UE em 2020. Este objetivo vai aplicar-se aos fabricantes que produzam mais de 1000 veículos por ano.
O texto aprovado e já acordado com os governos nacionais, autoriza ainda o sistema de Supercréditos, segundo o qual cada veículo menos poluente ganha créditos adicionais para a frota do fabricante. Com este sistema de incentivos, os construtores de automóveis que produzam carros com emissões inferiores a 50g/Km de CO2, receberão "super créditos" entre 2020 e 2022, que podem ser usados para a ponderação do saldo total do fabricante.
De forma a avaliar se as empresas atingem os objetivos, serão levados em conta todos os automóveis produzidos. Assim, se tiverem modelos mais poluentes, podem compensar produzindo outros modelos mais ecológicos. Se as empresas não atingirem o objetivo, terão que pagar cada grama por quilómetro (g/km) que seja emitido para além do limite.

Desde já, a definição e aprovação destas metas é importante, na medida em que, os fabricantes de automóveis necessitam conhecer com antecedência os objetivos a prosseguir, para que, assim, tenham o tempo suficiente para desenvolver a tecnologia necessária.

Os veículos automóveis têm um impacto significativo nas alterações climáticas, na medida em que representam 12% das emissões globais de CO2 da UE.  Atualmente, os automóveis são responsáveis por um quinto de todas as emissões de CO2 na Europa. Entre 1990 e 2008 as emissões de CO2 do transporte rodoviário aumentaram 26%.
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Postado por: Manuel José Sargaço