quarta-feira, 24 de abril de 2013


TOP FLOOR  - A CAMINHO DO TOPO!
JOGO DIDÁTICO ONLINE  

O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais (BCN) do Eurosistema lançaram no passado dia 17 de abril um novo jogo didático online, designado Top Floor – A Caminho do Topo!.

O jogo é dirigido a jovens entre os 18 e os 25 anos e consiste num questionário interativo, que tem como cenário os elevadores de uma versão fictícia da futura sede do BCE.

Missão dos jogadores: entregar um total de sete relatórios ao Conselho do BCE, que irá reunir no último andar do edifício.
À medida que os jogadores vão subindo nos elevadores, têm de responder a uma série de perguntas de escolha múltipla sobre o quadro institucional, a organização e as funções do BCE, do Eurosistema e do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC). Por cada resposta certa, recolhem um dos relatórios de que necessitam.

De forma lúdica mas informativa, pretende-se explicar o complexo trabalho do BCE, do Eurosistema e do SEBC, dando uma perspetiva geral dos dados e das análises, com base nos quais o Conselho do BCE decide sobre as taxas de juro na área do euro.

Top Flor – A Caminho do Topo! é o terceiro jogo didático criado pelo BCE e pelos BCN do Eurosistema e surge na sequência dos jogos “€conomia – O Jogo da Política Monetária” e “Inflation Island”, lançados em 2010. Tal como os jogos anteriores, foi produzido em 22 línguas oficiais da União Europeia e encontra-se disponível na secção  “Material didático” do sítio do BCE.
 
Para aceder ao jogo consultar o link





Postado por: Manuel José Sargaço