terça-feira, 21 de maio de 2013

JOGOS DIDÁTICOS ONLINE DO BCE

Para além do jogo TOP FLOOR – A CAMINHO DO TOPO, lançado no passado mês de abril, do qual anteriormente aqui se deu conhecimento, estão igualmente disponíveis online os jogos Inflation Island e €CONOMIA – O Jogo da Política Monetárialançados em 2010 pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos Bancos Centrais Nacionais (BCN) do Eurosistema. 
Assim, o jogo Inflation Island explora os efeitos e a forma como as pessoas reagem à inflação, deflação ou à hiperinflação, nomeadamente a forma como as percecionam e comentam em cada uma das 6 diferentes zonas de uma ilha (da inflação): Ministério das Finanças, Centro Financeiro, Universidade, Zona de Obras, Zona Comercial e Zona Residencial. 
O que é a inflação e quais os benefícios para a economia e a sociedade de uma inflação baixa e estável, destacando-se também os efeitos negativos da deflação, inflação elevada e hiperinflação. Vídeos e fotografias ilustram os efeitos da inflação e da deflação em diversos países ao longo dos anos. 
Explorando as diferentes zonas, os jogadores testam os seus conhecimentos para cada um dos cenários económicos. 
Quanto ao €CONOMIA – O Jogo da Política Monetária, explica, de modo simplificado, como funciona a política monetária, mas não reflete necessariamente a perspetiva do Banco Central Europeu ou de qualquer outro banco central da área do euro. O que é a política monetária? De que forma a taxa de juro diretora afeta a inflação?
O objetivo é manter a inflação baixa e estável, num nível inferior mas próximo de 2%. Para tal, o jogador dispõe apenas de um instrumento: a taxa de juro diretora. 
Ainda que os principais destinatários destas atividades sejam os jovens dos 18 aos 25 anos, qualquer interessado nestas questões pode, de uma forma lúdica, aprofundar os seus conhecimentos de economia e finanças, que afetam todos nós.
Os jogos foram produzidos nas 22 línguas oficiais da União Europeia e estão disponíveis no sítio do BCE. 

Para aceder aos jogos neste blog consultar os links:








Postado por: Manuel José Sargaço