segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ESTUDO DA DECO PROTESTE INDICA QUAIS SÃO OS SUPERMERCADOS MAIS BARATOS

Segundo a revista Proteste, de acordo com as visitas efetuadas no final de julho a 250 lojas das principais cadeias do país, os preços mais atrativos para compras continuam a ser praticados nos supermercados da cadeia Jumbo, logo seguido pelo Pingo Doce e, na terceira posição, pelo Continente. Se, em relação à primeira posição, ocupada pelo Jumbo, não há alterações desde a anterior investigação da Proteste, já quanto aos outros dois lugares do pódio verificou-se uma troca entre Pingo Doce e Continente (no estudo de abril era o Continente que detinha a vice-liderança).   

De acordo com a Proteste, no final julho foram analisados “31 242 preços para 2 cabazes: um com 85 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas do fabricante mais vendidas e outro, mais adaptado aos novos hábitos do consumidor, a pensar em quem combina marcas de fabricante com as mais económicas.”

Quer no primeiro cabaz, com produtos das marcas do fabricante, quer no segundo cabaz, combinado, o Jumbo é a cadeia mais barata, seguindo-se o Pingo Doce; no primeiro cabaz os preços do Jumbo são em média 10% mais baixos que os do Pingo Doce. Quanto ao terceiro lugar, no cabaz das marcas de fabricante é partilhado pelas cadeias E.Leclerc e Minipreço, seguindo ex aequo na 4.ª posição, Continente e Continente Modelo. Quanto ao cabaz combinado, o último lugar do pódio é partilhado por Continente Modelo e Minipreço.  

Analisando os preços por subcabaz, por exemplo na mercearia e drogaria, a Proteste diz-nos que, depois do Jumbo, para os consumidores a melhor opção encontra-se na cadeia E.Leclerc e só depois no Continente e Minipreço. No subcabaz dos frescos, Intermarché e Pingo Doce são as segunda e terceira opções mais económicas, sendo mais uma vez o Jumbo a cadeia de hipermercados com os preços mais em conta.

De acordo com o simulador da Deco Proteste, para o concelho de Sintra são apresentados três resultados, sendo o Lidl de Mem Martins (E.N. 249, km 14, 7, Martins) a superfície mais barata, logo seguido do Intermarché do Cacém (R. Elias Garcia, 201 A, B, C, Cacém) e Continente Modelo da Tapada das Mercês (Av. Emb. Aristides de Sousa Mendes, Tapada das Mercês - Mem Martins).

Para mais informações consultar:

Postado por: Manuel José Sargaço