segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CONSUMER CLASSROOM
Portal da Comissão Europeia sobre Educação do Consumidor

Compras Online: Saiba o suficiente para tomar as melhores decisões!
Concurso dirigido às escolas
O Portal da Comissão Europeia sobre Educação do Consumidor, designado Consumer Classroom, lançou o segundo concurso interescolar relativo ao tema: “Compras Online: Saiba o suficiente para tomar as melhores decisões!”

O objetivo do concurso é criar um vídeo, uma lição multimédia, ou tirar fotografias sobre o tema "Compras Online” (como escolher os melhores produtos, encontrar os melhores preços, fazer compras online seguras, conhecer as normas nacionais e da União Europeia, comprar em países vizinhos, o poder da publicidade online, práticas desleais, etc.)

Este concurso destina-se a escolas do ensino secundário (alunos dos 12 aos 18 anos) em toda a União Europeia.

O concurso está aberto até ao dia 2 de Abril de 2014.

·  O primeiro prémio deste concurso é uma visita a Bruxelas e às instituições Europeias para a turma vencedora.
·      O segundo prémio, equipamento multimédia para a respetiva escola.
·      Os restantes participantes recebem um diploma da Comissão Europeia.

O Consumer Classroom é uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo um Portal europeu, multilingue (23 línguas), que visa promover e encorajar iniciativas de Educação do Consumidor em estabelecimentos do ensino secundário, dirigidas a jovens entre os 12 e os 18 anos.

Destina-se sobretudo a professores deste grau de ensino, sendo financiado pela Comissão Europeia - DG SANCO. Encoraja-se através deste site a partilha de experiências e de projetos interdisciplinares entre escolas, visando a constituição de uma rede web dinâmica e em que sejam disponibilizados materiais pedagógicos de qualidade em toda a diversidade temática enquadrável pela Educação do Consumidor (consumo sustentável, direitos dos consumidores, literacia financeira, compras online, etc.). O seu objetivo: vir a ser o porta-voz da Educação do Consumidor online.

O Portal inclui espaços informativos e de partilha de recursos, bem como instrumentos de colaboração (com chats, fórum, links com acesso a blogues e sites). No Portal pode-se encontrar registos mediáticos de diferentes países sobre o Consumer Classroom, informação e calendarização de iniciativas, aulas sobre assuntos específicos, formações, etc.

Para mais informações sobre este concurso aceder a:


Postado por: Manuel José Sargaço